quarta-feira, 23 de junho de 2010

Aplicações da energia solar

              A energia solar é capitado através de quatro dispositivos que são:
                                               Colector solar térmico 


                                               Forno solares
                                            
                                               Paneis fotovoltáicos
                                           
                                                Parede de trompe

Colectores solares térmicos


A energia térmica é obtida com colectores solares ou placas solares térmicas, que transformam em calor cerca de 40% a 60% da matéria prima recebida.

O colector solar é composto por tubulações ou superfícies de cobre unidas entre si por canais paralelos de menor diâmetro.

                                        
Pode-se obter calor mediante colectores térmicos e electricidade por meio de células fotovoltáicas, apesar de processo terem diferentes tecnologias e aplicações.

Painéis fotovoltáicos

Painéis fotovoltáicos são dispositivos utilizados para converter energia da luz do sol em energia eléctrica. Os paneis solares fotovoltáicos são composto por células solares, assim designadas já que captamos,em geral, a luz do sol. Estas células são, por vezes, e com maior propriedade, chamadas de células fotovoltáicas, ou seja, criam uma diferença de potencia eléctrica por acção da luz (seja da luz do sol ou não).

Actualmente, os custos associados a paneis solares tornam esta opção ainda pouco eficiente e rentavél. O aumento do custo do combústiveis fósseis, a experiência adquirida na produção das células solares, que tem vindo a reduzir o custo das mesma indica que esses tipos de energia será tendencialmente mais utilizado.

Forno solar

O forno solar é um forno que não se utiliza fogo para prepara comida, mais sim a luz do sol.

—O forno só precisa de uma estrutura clara ou um espelho com um pote preto dentro para absorver os raios solares e cozinhar os alimentos. O forno solar pode substituir o forno que se usa actualmente nas cozinhas.
— O sistema simples poderia salvar vidas em comunidades pobres e isoladas. O único problema do forno é que não pode ser usado em locais frios ou com abundância anual de chuvas, como Inglaterra, Suécia, Canada etc.

                                     Paredes de trombe
                             
Trata-se do sistema composto por um vão devidamente orientado, no qual se coloca interiormente uma parede maciça de espessura variável entre os 10 e os 30 cm. A superfície exterior da parede é geralmente pintada de cor escura, aumentando assim a captação da radiação solar                         
incidente.
 
                
                    Cria-se assim um sistema, no qual predomina o efeito de estufa, atingindo-se temperaturas muito elevadas (30-60ºC) no espaço entre o vidro e a parede de armazenamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário